Por que é tão difícil conciliar amor e sexo nos relacionamentos?

Confira o artigo de Paula Dione, psiquiatra na Holiste Psiquiatria

[Por que é tão difícil conciliar amor e sexo nos relacionamentos?]

FOTO: Divulgação

Não é possível viver sem emoções. O amor, por exemplo, pode trazer ao indivíduo enormes alegrias e prazeres. Mesmo sendo um conceito antigo, o ideal de amor bem-sucedido ainda reside na afetividade dos sujeitos modernos. De forma análoga, o impulso sexual também se apresenta como uma realidade a ser vivenciada pela maioria dos seres humanos, sendo colocado por alguns como uma manifestação da vida. Assim, é válido afirmar que todo indivíduo terá que lidar com estes dois fenômenos em algum momento de sua vida: amor e sexo.

Muitas pessoas oscilam entre o desejo de ter um relacionamento afetivo pautado em compromisso recíproco, monogamia etc., e o desejo de uma vivência sexual mais livre - seja isso revelado ao parceiro ou não. Alguns autores afirmam que o amor tem como base a realização de seus ideais, enquanto o desejo sexual tem como base o objeto, as fantasias. Na sociedade de consumo, a propaganda sugestiona modelos de objetos desejáveis, através do realce de determinadas características (porte físico, comportamento, posição socioeconômica).

Essa dinâmica possibilitaria que as práticas sexuais e mesmo as amorosas se tornassem tão funcionais e produtivas quanto qualquer outra atividade econômica, sendo experimentadas através de exigências socioculturais. No entanto, uma vez preservado o discurso de oposição entre amor e sexo (ideal x realidade), como conciliar essas duas práticas?

Reza a teoria que o amor romântico posiciona o objeto de desejo em local de extrema idealização, o que acaba causando temor a quem deseja o amor, uma vez que inviabiliza a vida real. É como se, para ter um amor genuíno, o indivíduo tivesse que abrir mão de uma sexualidade mais vigorosa, assim como, para desfrutar de uma sexualidade mais vigorosa, o indivíduo tivesse que abrir mão de ter um amor genuíno.

Crenças como “o verdadeiro amor tudo vence” desgastam as relações amorosas, pois tentam encobrir a realidade. A ilusão dificulta que sejam assumidos os interesses mundanos dos apaixonados, colocando as demandas sexuais como menos legítimas e dando lugar a aplicação das mais diversas estratégias de “fuga”. Conciliar a visão idealizada sobre o amor com uma visão realista sobre as necessidades sexuais dos seres humanos é abrir diante de si um caminho em que o amor erótico pode ser uma via. Parte do desafio parece ser tirar o prazer sexual da posição de obrigação e permitir ao amor ser uma superação inovadora que concilia essas duas vivências humanas em si.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!